FANDOM

O conteúdo é "portátil" se você pode lê-lo facilmente em qualquer dispositivo (ou seja, tem portabilidade), seja ele um computador de tela grande ou uma tela de telefone minúscula que cabe na palma da sua mão. O texto deve ser confortável para ler, as imagens não devem ser maiores do que a tela, e todas as partes da página devem ser completamente funcionais, e estar no lugar certo.

Tentar ler uma página que foi aperfeiçoada para uma tela grande no seu celular pode ser bem frustrante. Se o conteúdo não foi escrito com esse tipo de uso em mente, a tela do seu smartphone não conseguirá interpretar e exibir a página em um formato legível muito bem. É simplesmente a ferramenta errada para esse trabalho - e como os smartphones estão se tornando cada vez mais a tela preferida pelos usuários, o conteúdo precisa trabalhar com todos os dispositivos.

O que faz uma página ser portátil?Editar

Páginas portáteis são construídas de tal forma que se permita a qualquer dispositivo distinguir entre as informações de formatação e estilo da página e seu conteúdo real. Dessa forma, o dispositivo pode ignorar as informações de formatação que não é capaz de interpretar e exibir o conteúdo de uma forma que se encaixa na tela sendo utilizada. Por exemplo, linhas de texto só serão do tamanho da sua tela, e não deverão fluir para fora dela.

Imagens e outros elementos podem se mover para cima ou para baixo do texto se não houver espaço suficiente nos arredores do texto, e uma barra de navegação grande no topo de uma página pode se transformar em um menu suspenso em seu lugar. Para conseguir isso, os editores precisam evitar estilizações na própria linha (inline), dimensões pré-definidas para imagens e outros elementos da página, quebras de linha forçadas, e outras informações similares que não fazem parte do conteúdo e especificam como exatamente uma página deve ser formatada - porque essa informação pode apenas ser ignorada ou mal interpretada por dispositivos móveis. Mobile desktop comparison muppets

Quer fazer o seu conteúdo portátil? Editar

Há uma série de mudanças que você pode fazer no conteúdo de sua wiki a fim de torná-lo mais fácil de ser lido pelos seus visitantes.