FANDOM

Infoboxes Portáteis tem muita flexibilidade, mas isso pode ser perigoso, já que muita confusão pode torná-las difíceis de usar. Abaixo há algumas sugestões de usuários para que elas permaneçam eficientes e fáceis de usar.

Coisas para fazerEditar

Use as etiquetas corretas Editar

Cada tag ou etiqueta tem um propósito específico:

  • A tag "image" é para imagens [1] e vídeos; evite usar a etiqueta de navegação ou a de informações para isto.
  • A etiqueta de informações pode ser usada para qualquer tipo de dados, mas não para imagens.

Use parâmetros nomeados Editar

Embora alguns parâmetros numerados possam ser fáceis de usar, eles não são fáceis de usar e são complicados de entender quando se precisa fazer uma mudança. Você deve tentar manter o número de {{{parâmetros}}} mínimo e usar o atributo "source" (fonte) sempre que possível.

Escolha uma imagem apropriada Editar

Uma imagem que é muito grande esconde a informação que os leitores querem ver. Assim, a infobox automaticamente reajusta a imagem para a altura máxima de 500px [2], para que a leitura fique mais fácil. A largura também depende do tamanho da tela, mas a largura geralmente é 270px, então um bom tamanho é de 250 x 250 pixels.

Coisas para evitarEditar

Evite muitas funções parser ou palavras mágicasEditar

As infoboxes foram criadas para que a criação seja simples.[3]

Não é uma boa idéia ter muitas funções parser ou palavras mágicas, porque isso as torna mais difícil de entender. Considere colocar funcionalidades extras (se necessário) em uma predefinição auxiliar.

Evite personalização inline Editar

A idéia por trás do design das infoboxes é separar a apresentação (estilo) do conteúdo, para que elas se tornem mais portáteis em outras plataformas.[3] Então embora estas infoboxes sejam desenhadas para portabilidade e possam retirar qualquer conteúdo desnecessário se preciso, a personalização inline pode tornar as infoboxes complicadas e difíceis de modificar.

Evite infoboxes genéricas Editar

Tente desenvolver as infoboxes para usos específicos. Não use uma infobox para personagens, livros e jogos. Estas tendem a se tornar complicadas e difíceis de manter.

Veja também Editar

ReferênciasEditar

  1. The Future of Infoboxes on FANDOM (Shareif)
  2. http://community.wikia.com/wiki/User_blog:Kirkburn/Technical_Update:_September_14,_2015
  3. 3,0 3,1 Infoboxes are evolving - can you help guide their progress? -Reply 30,([[User:Shareif|]])